Cabo de rede rígido vs cabo de rede flexível

Se você pretende trabalhar com implantação de redes de computadores você precisa saber algumas coisas sobre cabos de rede. Existem basicamente 2 tipos de cabos de rede metálicos, que são os cabos flexíveis e os cabos rígidos (Cabos blindados e com outras características ficarão para outros artigos).

O cabo de rede rígido é utilizado para fazer montar a infra-estrutura de um ambiente, contando a interligação entre salas e o CPD, a montagem do patch panel, instalação de keystone (tomada de rede fêmea) em paredes e etc. Isso porque são cabos que não sofrerão movimentação e por isso estão muito menos propenso a quebras, a menos que seja realizada uma manutenção.

Já os cabos flexíveis são muito utilizados em patch cords. Cabos de rede de em média 50 centímetros a a 10 metros, que são utilizados para ligar os equipamentos às tomadas na parede. Por ser flexível o cabo aguenta ser conectado, desconectado, enrolado e desenrolado diversas vezes sem que nenhum fio se rompa. No vídeo abaixo você entenderá e verá a diferença entre os dois.

Leave a Reply