No Linux o usuário “root” é como se fosse o usuário “administrador” do Windows, é basicamente o usuário que pode controlar tudo (por padrão, mas isso pode ser mudado). Em distribuições baseadas no Debian, como por exemplo o Ubuntu, o sistema não solicita uma senha para o usuário root, o que faz com que seja necessário utilizar o comando “sudo” toda vez que for necessária a permissão administrador (root) para executar alguma ação.
Para logar como root você precisa primeiramente alterar a senha do usuário, para isso siga o passo a passo abaixo. Como alterar a senha no Ubuntu.
1 -Abra o terminal (pressione a cominação de teclas “CTRL + ALT + T” ou vá até o botão de pesquisa do sistema, digite “terminal” e clique no ícone do terminal).
2 – Digite o comando “sudo passwd root” e pressione a tecla “Enter”.
3 – Aqui o sistema solicitará a senha do usuário que foi utilizado para se logar ao sistema (usuário atual), então digite a mesma senha que digitou na tela de login ou a senha que utilizou para acessar remotamente, caso esteja utilizando o protocolo SSH para acessar o computador o qual você quer alterar a senha.
4 – Digite a senha que gostaria de definir para o usuário “root” e pressione a tecla “Enter”.
5 – Repita a senha que gostaria de definir para o usuário “root” e pressione a tecla “Enter”. Se após executar este passo não for exibida nenhuma mensagem de erro, a senha do usuário root foi alterada. Caso apareça alguma mensagem de erro, você deverá verificar qual erro foi apresentado e executar o passo a passo novamente com a correção do problema.
6 – Agora basta digitar o comando “su” no terminal, pressionar a tecla “Enter“, digitar a senha que foi definida por você para o usuário root e pressionar enter novamente. Este comando fará com que você logue como root tenha permissão total ao sistema, evitando que você precise utilizar o comando “sudo” para executar comandos que necessitem da permissão do root.