Como descobrir temperaturas do computador com AIDA64

Às vezes é necessário monitorarmos a temperatura de algum componente do computador. Quando um computador apresenta lentidão inesperada ou até mesmo desligamentos espontâneos sem nenhum tipo de aviso. Este tipo de problema pode estar relacionado à alta temperatura de componentes.

Uma das etapas para verificação deste tipo de problema, é a verificação da temperatura. Processadores de computadores possuem duas etapas de segurança contra alta temperatura. A primeira é conhecida como “Thermal  throttling” ou “CPU throttling”, quando estamos falando especificamente da CPU, que basicamente é uma redução de desempenho quando a temperatura do processador chega a determinado patamar.

Isso acontece por meio da redução do clock do processador, fazendo com que a temperatura gerada seja menor. Basicamente, quando o clock padrão é reduzido, a geração de calor também é reduzida. Isso pode acontecer de maneira que a redução do clock seja pequena, por exemplo, levando o clock do processador de 3.7 GHz para 3.5 GHz.

Neste caso a diferença de clock não irá gerar uma queda de desempenho tão drástica, porém pode acontecer uma redução de clock muito maior. Levando o processador de 3.7 GHz para 1.6 GHz (ou 1600 MHz). E neste caso a redução de desempenho seria facilmente percebida em nosso processador Core i7 3770K. Os clocks citados são justamente os clocks deste modelo de processador, considerando o boost máximo para 4 núcleos (3.7 GHz).

A próxima etapa seria desligar o computador. Quando a temperatura do processador for muito alta e a redução de clock através do “CPU throttling”, o computador desliga, para evitar danos aos componentes. Isso costuma acontecer com computadores mal refrigerados e com CPU coolers mal dimensionados ou mal instalados.

Como podemos verificar a temperatura dos componentes do computador? Para isso podemos utilizar um software chamado AIDA64 (Clique aqui para ir para a página de downloads), que permite acesso a várias outras informações, além da temperatura de componentes.

Na página de downloads, existem várias versões de teste, que funcionam por 30 dias, apesar de algumas limitações. É possível baixar um instalador (self-installing EXE package) ou uma versão que não precisa ser instalada. Basta descompactar o arquivo baixado (portable ZIP package), abrir a pasta em questão e executar o aplicativo aida64.exe

As versões “Engineer” e “Extreme Edition” não solicitam nenhuma informação para download e podem ser baixadas diretamente dos mirrors (recomendo o “Hardware Factory”, pois sempre tem boa velocidade de download).

Porém as versões “Business” e “Network Audit” exigem o preenchimento de um formulário para solicitação de uma chave de teste por 30 dias.

Após realizar o download e a instalação ou extração do arquivo, execute o AIDA64. Ao lado esquerdo, temos um menu que exibe a versão do AIDA64, que no meu caso é a v6.60.5900. Expanda o menu “Computador” e clique no item “Sensor”. Pronto, já podemos verificar a temperatura de vários sensores disponíveis no computador.

Nas versões de teste de 30 dias (TRIAL), algumas informações estão ocultas. Porém ainda assim é possível verificar a temperatura do processador (CPU), placa de vídeo (Diodo GPU), placa-mãe, Diodo-PCH (Chipset), Aux, GPU Hotspot (Ponto mais quente da placa de vídeo).

Além do monitoramento da temperatura de vários componentes, na aba “Sensor” também é possível verificar a rotação de alguns fans (ventiladores), como o fan da CPU e o fan da placa de vídeo (quando a GPU tiver um fan). Se houver fans adicionais com sensor de rotação instalados no gabinete, a rotação destes fans também estará disponível no AIDA64.

Algumas tensões de alimentação de componentes, tensão de alimentação do processador e linhas de 3.3V, 5V e 12V (Infelizmente a linha de 12V não é exibida na versão de testes). Entre várias outras informações disponibilizadas via sensores do computador.

Leave a Reply