Como instalar driver de placa de vídeo ATI / AMD Radeon no Debian / Ubuntu / Linux Mint

Algum tempo atrás ganhei uma placa de vídeo ATI / AMD (A antiga ATI foi comprada pela AMD) Radeon HD 5450 de um amigo que comprou uma placa de vídeo melhor.

Apesar da Radeon HD 5450 não ser uma RX 560 e muito menos uma RX 580, e ainda ser muito inferior ao vídeo on-board dos processadores da 8º geração da família Core da Intel (Kaby Lake), ela ainda é um pouco melhor do que o vídeo on-board do i3 (2100) que está instalado no meu computador de testes. Principalmente por que assim tenho 1 GB de memória dedicada, ao invés de compartilhar a memória RAM com a GPU.

Quando fiz a instalação do Debian 9 (Stretch), o vídeo ficou distorcido, e logo percebi que era falta do driver de vídeo. Fiz algumas tentativas de instalar o driver oficial da AMD, mas sem sucesso.

Após algumas tentativas decidi pesquisar um pouco no site oficial do Debian e encontrei um artigo interessante, que mostrava como instalar drivers “non free” no Debian 8 (Jessie) para resolver o problema de placas de vídeo ATI / AMD e com este tutorial foi extremamente fácil instalar o driver no Debian 9.

Antes de inciar os procedimentos de instalação, é importante remover qualquer driver da Nvidia que tenha sido instalado anteriormente. Claro, caso você tenha instalado uma placa de vídeo da Nvidia em seu computador anteriormente. Para isso vamos usar o seguinte comando (não se esqueça do “.”, ele é importante):

apt-get purge nvidia.

Vamos abrir o arquivo /etc/apt/sources.list com o nosso editor de textos favorito. Eu prefiro o Vim, mas as vezes uso o “pico”.
sudo vim /etc/apt/sources.list

Neste arquivo, vamos encontrar o conteúdo abaixo, mas ele pode variar caso você tenha feito alguma alteração na lista de repositórios da sua distribuição baseada no Debian (Ubuntu, Linux Mint, Kali Linux e etc).
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ stretch main
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ stretch main

deb http://security.debian.org/debian-security stretch/updates main
deb-src http://security.debian.org/debian-security stretch/updates main

# stretch-updates, previously known as 'volatile'
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ stretch-updates main
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ stretch-updates main

Na primeira linha, depois de “main”, iremos adicionar um espaço e incluir o termo “non-free” (sem as aspas), ficando como o exemplo abaixo:
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ stretch main non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ stretch main

deb http://security.debian.org/debian-security stretch/updates main
deb-src http://security.debian.org/debian-security stretch/updates main

# stretch-updates, previously known as 'volatile'
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ stretch-updates main
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ stretch-updates main

Para finalizar a instalação, execute os seguintes comandos:
sudo apt-get update


sudo apt-get install firmware-linux-nonfree libgl1-mesa-dri xserver-xorg-video-ati

Agora basta reiniciar o computador e a placa de vídeo já terá um driver instalado. Você poderá utilizar a resolução máxima do seu monitor e você terá gráficos melhores.

Se você não souber o modelo da sua placa de vídeo, pode executar o comando abaixo para descobrir (VGA em letras maiúsculas, se não o comando não irá funcionar).

lspci | grep VGA

Pode ser que em alguns casos sejam exibidos vários modelos. Neste caso não tem muitas alternativas, o eito é abrir o computador e verificar fisicamente qual o modelo da placa de vídeo. Como foi exatamente isso que aconteceu com a Radeon HD 5450, vocês podem ver um exemplo do resultado do comando lspci | grep VGA abaixo:
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Cedar [Radeon HD 5000/6000/7350/8350 Series]

Fonte: Debian Wiki (AtiHowTo)

Leave a Reply