Como instalar o editor de textos VIM no Linux via apt-get

O VIM (VI iMproved) é o meu editor de textos favorito para utilizar via terminal. Ele tem colorização de códigos, permite fazer buscas, salvar arquivos, sair sem salvar entre outras funções rapidamente e por isso ele acaba sendo o primeiro aplicativo que instalo em distribuições Linux. O VIM pode ser facilmente instalado via apt-get, então é muito fácil de instalar em distribuições baseadas no Debian (Ubuntu / Lubuntu / Linux Mint / outros)

1 – Abra o terminal (pressione a cominação de teclas “CTRL + ALT + T” ou vá até o botão de pesquisa do sistema, digite “terminal” e clique no ícone do terminal).

2 – Logue-se como Root com o comando “su” (Eu sempre utilizo o console com o usuário Root, para evitar ficar utilizando o comando “sudo”)

3 – Digite o comando “apt-get update“, pressione a tecla “Enter” e deixe que o comando seja completamente executado.

4 – Digite o comando “apt-get install vim” e pressione a tecla “Enter”.

5 – No terminal aparecerão informações do pacote “VIM” e no final destas informações você terá que confirmar a instalação Digitando “S” ou “n” e pressionando a tecla “Enter” (Será “Y” ou “n” caso esteja utilizando o sistema em inglês).

6 – Algumas informações serão mostradas no console, assim que estas informações pararem o VIM já estará instalado em sua distribuição Linux compatível com o comando apt-get

Leave a Reply