Como instalar o SSH (Servidor SSH) no Debian e derivados como Ubuntu

O SSH (Secure Shell) é muito utilizado por quem trabalha com estações de trabalho e servidores Linux. o SSH é um protocolo que permite comunicação segura e criptografada através da rede. Ele trabalha no modo cliente / servidor (Você deve ter ouvido este termo na faculdade ou em algum livro) e podemos usá-lo para executar comandos em outro computador, através do terminal.

Distribuições como Debian e Ubuntu Server geralmente perguntam se você deseja instalar o SSH durante a instalação do sistema operacional, mas ele pode ser instalado posteriormente, caso você não tenha selecionado o protocolo durante a instalação do sistema, ou caso você tenha outra distribuição instalada, que não tenha a pergunta durante a instalação do S.O.

Como instalar o servidor SSH e o cliente SSH

Abra o terminal (geralmente CTRL + ALT + T) e digite os comandos abaixo. É bom lembrar que estes comandos servem para praticamente todas as distribuições baseadas no Debian ou no Ubuntu (Linux Mint, Kubuntu, Xubuntu, entre outras.).

sudo apt-get update


sudo apt-get install openssh-server openssh-client

Ao final da execução do comando, você poderá usar o cliente para se conectar a outro computador e também poderá se conectar ao computador onde o comando foi executado, a partir de outro computador. Porém, existe adendo. Por padrão, o openssh-server que é instalado, não permite conexão remota utilizando o usuário root (Super usuário, mais conhecido como administrador por quem está acostumado com Windows).

Neste caso, você deverá se conectar com um usuário que não seja o root e depois executar o comando “su” (sem as aspas), para logar como root no sistema remoto.

Como conectar via SSH em um computador com Linux

Para conectar em um servidor ou estação de trabalho usando o SSH, você precisa informar o comando SSH, o usuário e o endereço ip do servidor ou estação, como mostrado nos exemplos abaixo:

ssh rodrigo@192.168.75.200

ssh root@10.10.10.100

ssh rodrigo-cardoso@192.168.0.25

Como aceitar conexão remota com o usuário root

Gostaria de deixar claro que, apesar de ser possível, por questões de segurança não é recomendado permitir o login remoto com o usuário root. Em ambientes de testes não há grandes problemas em em permitir o login remoto com root, mas seja qual for o cenário, fica por sua conta e risco.

Vamos habilitar o login com o usuário root via SSH, onde a distribuição Linux, no nosso caso o Debian, esteja com o pacote openssh-server instalado. Utilize o seu editor de texto puro favorito. No meu caso, o Vim.

sudo vim /etc/ssh/sshd_config

Com o arquivo aberto, procure pela linha com os termos abaixo:
#PermitRootLogin prohibit-password

Para permitir o login com o root, remova a cerquilha (#) do início da linha, pois ela indica que a linha de configuração está comentada e será ignorada. Também precisamos trocar o argumento “prohibit-password” para “yes”. Veja o resultado da alteração abaixo:
PermitRootLogin yes


Salve o arquivo e feche o editor. No vim, basta pressionar a tecla “ESC” uma vez (e soltar) e depois segurar a tecla “Shift” e pressionar a tela “Z” duas vezes (sem soltar a tecla “Shift”. No pico, basta pressionar “CTRL + X” e confirmar quando o aplicativo perguntar se você gostaria de salvar as alterações.

Agora precisamos reiniciar o serviço do SSH, para que o serviço seja reiniciado com as novas configurações.

sudo service sshd restart

Após a reinicialização do serviço SSH, o usuário root terá permissão para se logar diretamente em uma conexão utilizando o protocolo SSH.

Leave a Reply