Descobrir endereço MAC Windows 10

O endereço MAC é um endereço físico de rede, ou um endereço físico associado à uma interface de comunicação (interface de rede ou placa de rede). Descobrir o endereço MAC de uma interface de rede pode ser necessário para cadastrar este endereço em um firewall, roteador ou switch de rede, para que determinado dispositivo tenha acesso à rede em questão, para limitação de banda, entre diversos outros recursos.

Neste artigo iremos mostrar como descobrir o endereço MAC no Windows 10, ou popularmente abreviado como “Win 10”. Neste tutorial iremos mostrar alguns métodos diferentes para descobrir o endereço MAC de uma placa de rede. seja ela cabeada ou wireless (sem fios).

1 – Clique com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar e selecione a opção “Executar“.

Menu iniciar Windows 10

Executar menu iniciar Windows 10

2 – Na janela que se abrir digite “cmd” (sem as aspas) e pressione a tecla “Enter“.

Executar windows 10 cmd

3 – Digite o comando “ipconfig /all” (sem as aspas) e pressione a tecla “Enter“. Este comando irá exibir as informações de todos os adaptadores de rede instalados em seu computador ou notebook.

Executar ipconfig /all

4 – Localize o adaptador de rede do qual você quer descobrir o endereço MAC.

Endereco MAC da placa de rede

5 – Localize uma linha identificada como “Endereço físico“, que contem o formato 00-00-00-00-00-00 (6 casas, onde cada casa possui 2 dígitos). Anote esta numeração (com a separação) e utilize-a como quiser, pois este é o endereço MAC da placa de rede instalada em seu computador.

 

Curiosidades sobre o endereço físico de rede:

1 – O endereço físico de rede é composto por um sistema de numeração hexadecimal, onde você pode encontrar números de 0 à 9 e letras de A até F (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E , F).

2 – Evite divulgar o endereço MAC, pois ele pode ser utilizado como identificador do seu computador (Algo parecido com seu RG ou CPF), podendo ser “clonado”, para ser utilizado indevidamente.

Leave a Reply