Meu processador é grudado (soldado) na placa-mãe, posso trocar por outro?

Esta é uma dúvida bem comum a usuários que abrem seus computadores para fazer um upgrade por conta própria e se deparam com um processador que é grudado á placa-mãe. Na verdade o processador é soldado á placa-mãe, utilizando uma técnica de soldagem chamada BGA.

Quando a placa-mãe utiliza processadores soldados, geralmente se encontra um dissipador com travas plásticas diferentes, que só podem ser removidas acessando a parte de baixo da placa-mãe.

Infelizmente uma placa-mãe que traz esse tipo de processador — geralmente Intel Atom ou AMD série C (AMD C-series / C-50 / C-60 / C70) — não permite a fácil substituição do processador, como ocorreria em uma placa-mãe com soquete comum.

Para realizar a troca do processador é necessário utilizar uma estação de reballing para remover o processador antigo, e ainda assim a compatibilidade com outro processador seria muito baixa. A necessidade da estação e a compatibilidade de processadores torna inviável a substituição do processador. Neste vaso vale mais a pena substituir todo o kit (placa-mãe, processador e talvez a memória RAM, dependendo do tipo de memória que a antiga placa utilizar).

Leave a Reply