Notepad++, uma ótima IDE para desenvolvedores.

O bloco de notas é um simples editor de texto, que acompanha o Windows por padrão. Se você utiliza o Windows é só ir até o menu executar, digitar “notepad” (sem as aspas), pressionar a tecla enter e pronto, o bloco de notas do Windows saltará em sua tela.

Sempre que formato e instalo o Windows em um computador para meu uso, instalo o Notepad++, que na verdade não é um simples editor de textos, mas sim uma interface de desenvolvimento (IDE). Primeiramente, porque trabalho com desenvolvimento de sites, utilizando PHP, CSS, HTML e um banco de dados, geralmente MySQL.

No trabalho também preciso realizar correções em arquivos de nota fiscal paulista (NFP) e fazer isso no bloco de notas do Windows acaba sendo um problema.

O Notepad++ é uma IDE com muitos recursos, como localização e substituição avançadas, incluindo busca em todos os arquivos que estiverem abertos, sem precisar realizar a busca em arquivo por arquivo, busca incremental, formatação ANSI, UTF-8, UTF-8 sem BOM, ISO 8859-1 entre outras.

Para quem precisa de colorização conforme a linguagem utilizada no desenvolvimento também gosta (ou via gostar, se ainda for instalar o app) do Notepad++, pois ele permite colorização de diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP, SQL, ActionScript, Fortran, C++, C#, COBOL, CSS, Haskell, JSON, Java, JavaScript, Pascal, Perl, PowerShell, Shell e diversas outras linguagens.

Basicamente se você trabalha ou estuda sobre tecnologia e linguagens de programação, seja em modo autodidata ou fazendo um curso superior em uma faculdade, o Notepad++ é fundamental para você. É claro que existem outras distribuições disponíveis, mas o Notepad++ é o melhor que conheci, até o presente momento.

Além dos recursos padrão do Notepad++, ele ainda suporta plugins. permitindo que mais funcionalidades sejam adicionadas, seja este plugin disponibilizado pelo desenvolvedor oficial ou por algum desenvolvedor ou grupo de desenvolvedores comunitário.

Clique aqui para conhecer o site oficial do Notepad++

Leave a Reply