Operadoras querem destruir WhatsApp – Concorrência desleal que nada

A algum tempo existe uma polêmica sobre o bloqueio do WhatsApp no Brasil e recentemente foram divulgados textos (como este) informando que as operadoras estão tentando fazer o WhatsApp ser punido. Para isso elas estão de mimimi alegando que o aplicativo é uma concorrência desleal e isso é prejudicial para elas.

Para começar, não tem como um aplicativo que depende da Internet ser uma concorrência direta à operadoras de telefonia móvel, porque telefonia é uma coisa, internet é outra e um serviço que depende da internet é outra totalmente diferente. A Internet móvel de certa forma depende da rede de telefonia móvel, mas o contrário não se aplica, enquanto que sem a rede de telefonia móvel e sem a internet móvel (3g), o WhatsApp também não existe.

Agora falando em leal e desleal, honesto e desonesto, justo e injusto. Os preços dos serviços de telefonia móvel e Internet móvel no Brasil são absurdamente altos, e não adianta falar: Rodrigo, mas eu pago 50 centavos por dia para falar com qualquer número da mesma operadora e 1 Real para qualquer fixo (valores de exemplo).

Legal, e para outras operadoras o valor por minuto é um tanto quanto alto e as promoções não são válidas, isso faz com que uma pessoa precise ter chip’s de mais de uma operadora. Eu mesmo utilizo TIM é Claro, e o Claro só uso para receber ligações de clientes, para facilitar o contato para eles, pois eu mesmo não preciso da operadora para fazer ligações.

Antena de telefonia móvel e 3g

Falando de Internet móvel, temos preço alto, serviço ruim e franquia ridícula. O que faz o valor ser alto é justamente a qualidade do serviço e a baixa franquia. Eu utilizo 3g da claro como backup de Internet, já que não posso ficar sem acesso por fazer suporte para empresas de tecnologia.

No final das contas, tanto o serviço de telefonia quanto o serviço de Internet (ambos móveis) tenham preços muito altos e sabemos que a qualidade geral das operadoras não é das melhores. Então entra o WhatsApp com recursos que permitem trocar mensagens de texto, mensagens gravadas de voz e também fazer ligações através da internet (Além de fotos e vídeos), fazendo com que as operadoras não ganhem por minuto quando o usuário utiliza o Whats para fazer uma ligação.

Além dos recursos, a facilidade de ativação do WhatsApp, você só precisa ter um número móvel ativo e em menos de 1 minuto você já pode falar com qualquer contato que também tenha WhatsApp, e tem acesso a todos os recursos citados sem gastar nada além do seu plano 3G.

O “Whats” (Como é popularmente chamado) não é uma concorrência direta e muito menos desleal, é apenas uma evolução natural da comunicação. As operadoras reclamam e reclamam porque é mais fácil derrubar uma “ameaça” (não digo concorrente, porque não é diretamente um concorrente) do que melhorar e baratear os seus serviços e atender melhor aos clientes, para que eles tenham a preferência pelos recursos da operadora ao invés dos recursos do WhatsApp, ou pelo menos equilibrar a porcentagem de uso entre WhatsApp e os recursos de uma operadora de telefonia móvel.

Sapo no whatsapp

É claro que temos pontos de custo para falar de operadoras, mas esse vai ser tema para outro post para que este não fique maior do que já está.

Leave a Reply