Quais são os componentes de um pc e qual a função de cada um?

Um computador é um conjunto de diversas peças diferentes (hardware), como placa-mãe, placa de vídeo, fonte, gabinete , entre outros. Mas você sabe qual a função dos componentes de um computador? Para esclarecer esta dúvida de alguns usuários e dos técnicos que estão iniciando na manutenção de computadores, vou explicar abaixo a função de cada componente de hardware de um computador.

Gabinete

Vou começar com o gabinete simplesmente porque ele é uma parte do computador que todo mundo vê, não importa se você é técnico o técnico que vai realizar manutenção, o usuário que utiliza o computador somente para navegar na internet e fazer trabalhos ou se é o engenheiro que desenvolve placas para computadores, todos tem algum nível de contato com o gabinete.

O gabinete é basicamente uma “caixa”, geralmente metálica com partes plásticas que tem a função de manter cada coisa em seu lugar, um computador sem um gabinete não passa de um amontoado de componentes sobre uma mesa ou algo do tipo. Um computador funciona normalmente sem um gabinete, mas com o gabinete o computador fica organizado e seguro.

Usei o termo “seguro” pois caso uma criança coloque o dedo em um cooler em alta rotação, com certeza vai machucar, e dentro de um gabinete um cooler fica inalcançável a uma criança. O mesmo vale para animais de estimação.

Agora sabemos que um computador funciona sem um gabinete, em contra partida um gabinete de nada serve sem os componentes internos que formam o computador.

Gabinete de computador pc

Drive óptico (Blue ray, DVD, CD e etc)

Mantendo a lógica falar primeiro de componentes que todos podem ter acesso, os drives ópticos (entenda a diferença entre drive e driver) são dispositivos que permitem que uma mídia óptico (já citadas no título), possam ser lidas e ter seus arquivos reproduzidos no computador. Então se você tem aquele DVD do show do seu cantor favorito, você precisará de um drive óptico capaz de reproduzir um DVD, para então conseguir assistir a este DVD no seu computador.

Existem também drives que são capazes de gravar mídias, inclusive gravadores são bem comuns hoje em dia. Por hora os gravadores de blue ray nem tanto, mas os de DVD geralmente estão presentes nos computadores.

Drive óptico - Drive de Blue Ray

Placa-mãe

Chega de falar das partes extremamente básicas do computador (As duas citadas são as principais). Agora vamos falar de alguns componentes que ficam dentro do gabinete.

A placa-mãe é a placa principal do computador, é uma placa fundamental, o próprio nome sugere isso, sem mãe você não existiria e sem placa-mãe um computador também não existiria. Todos os outros componentes poderiam existir, mas não teria um local para interligá-los e fazer a coisa toda funcionar.

A placa-mãe permite a interligação física e lógica entre processador, memória RAM, placa de vídeo, HD (SSD também), drives ópticos e etc. Ela tem tanto controladores que são responsáveis pela comunicação de diversos dispositivos quanto slot’s onde encaixar fisicamente cada dispositivo.

Placa-mãe invix

Processador

O processador tem a função “trabalhar” toda a informação que é gerada durante a operação do computador, na verdade a melhor palavra para descrever a função do processador é justamente “processar”. Quando você move o mouse até um arquivo na sua área de trabalho, clica duas vezes e aquele arquivo é aberto com o Microsoft Word (caso seja um arquivo .docx), o processador é responsável por “processar” o posicionamento do mouse, traduzindo o posicionamento enviado pelo mouse para o computador e levando o ponteiro do mouse para as coordenadas corretas do seu monitor.

Ee também vai interpretar as ações do botão do mouse, e vai trabalhar para que o Microsoft Word seja “buscado” no diretório de instalação e faz com que o arquivo seja aberto no programa em questão. Então basicamente o processador é responsável por fazer todo o processamento de dados do computador.

Processador Intel Pentium Dual Core E5200

HD (HDD) / SSD

Os HD’s (Hard Disk ou Hard Disk Drive) é um dispositivo de armazenamento, capaz de ser gravado e regravado diversas vezes, ele é utilizado para armazenamento de arquivos e consequentemente do seu sistema operacional (seja ele Windows, Linux, Mac OS ou outro sistema). Existem também os SSD’s, que são basicamente a evolução do HD / HDD (Entenda a diferença entre HD e SSD).

Um HD / SSD também tem papel fundamental para um computador, pois sem ele não temos onde instalar o sistema operacional e armazenar nossos arquivos. Existem maneiras de utilizar um computador sem HD, mas este é assunto para outro post.

HD wester digital caviar green placa lógica

Placa de vídeo

O que você vê em seu monitor são gráficos, o ponteiro do mouse, cada ícone, o menu iniciar, o botão de fechar janelas e etc, todos estes são elementos gráficos. Os gráficos são gerados pela placa de vídeo, na verdade os gráficos são processados para serem exibidos pela placa de vídeo através do seu monitor.

Apenas para entender melhor o que foi dito, basicamente os gráficos já existem e estão armazenados no computador em forma de arquivo, seja ele uma foto em .jpg, um vídeo em .avi ou um ícone em .gif, a função da placa de vídeo é processar estes arquivos e “jogá-los” no monitor. Alguns gráficos tem um “peso” maior para processamento e por isso, para serem processados eles exigem mais da placa de vídeo. Quando a placa de vídeo não tem o poder de processamento necessário para processar determinados gráficos, existe uma queda de frames exibidos e o resultado é uma lentidão nos gráficos.

Existem diversos tipo de placa de vídeo, as principais são dedicada e integrada. Veja este vídeo e entenda a diferença entre os diversos tipos de placa de vídeo.

Placa de vídeo ECS 8400GS 512MB

Memória RAM

A memória RAM é uma memória de acesso rápido, ela basicamente armazena temporariamente as informações que precisam ser acessadas de maneira rápida pelo sistema operacional, inclusive arquivos do próprio sistema. Sem esse tipo de memória os computadores seriam praticamente inutilizáveis, pois até mesmo SSD’s que tem velocidade de leitura e gravação bem superiores a um HD, tem velocidades muito inferiores a memória RAM.

Outro detalhe é que a memória RAM perde todas as informações quando deixa de ser energizada, ou seja, se piscar a energia todas as informações que estão na memória RAM são perdidas, por isso os arquivos são gravados em um HD / SSD / Cartão de memória e etc.

Módulo de memória RAM

Fonte de alimentação / Fonte ATX

A fonte de alimentação é responsável por alimentar eletricamente todos os componentes do computador, basicamente com tensões de 12 volts, 5 volts e 3.3 volts. É muito importante deixar claro que não importa somente a as tensões fornecidas por uma fonte de alimentação. Também existe a potência, que nada mais é do que a numeração que vemos em W (Watts), que é definida pela corrente fornecida pela fonte e também pela corrente consumida pelo computador.

A fonte tem uma potência máxima fixa definida, mas o computador pode consumir valores diferentes dependendo da tarefa e do consumo energético que existe em determinado momento, por isso é muito importante escolher a fonte correta conforme o consumo do computador, mas este é assunto para outro post, por envolver muitos detalhes técnicos.

Fonte de computador - Fonte ATX

Leave a Reply