Qual a diferença entre os roteadores TL-WR740N e TL-WR741ND da TP-Link?

Existem diversos roteadores wireless no mercado, inclusive com modelos bem parecidos. No caso de roteadores da TP-Link temos diversos roteadores com o modelo terminado em “0” (Zero), seguido da letra “N”, e também roteadores cujos modelos terminam em “1”, seguido das letras “ND”.

A diferença entre eles é bem básica. O WR740N tem antena de 5dBi fixa, ou seja, você não poderá fazer uma futura expansão de antena, caso deseje. Se precisar aumentar o sinal precisará trocar o roteador ou adaptar o roteador para que aceite antenas removíveis.

Já o WR741ND já possui antena removível de fábrica. Então para substituir a antena do mesmo, basta desrosquear a antena original e rosquear a nova antena. Isso evita que você precise substituir o roteador.

Quanto a parte de hardware, ambos os roteadores são idênticos. Possuem o mesmo processador, quantidade de portas, quantidade de antenas e etc.

Um outro roteador da TP-Link que tem esta mesma característica é o TL-WR940N, com seu irmão TL-WR941ND. O WR940N possui 3 antenas fixas, enquanto que o WR941ND possui 3 antenas removíveis.

Leave a Reply