Qual a diferença entre roteador e access point?!

Qual a diferença entre um roteador e um access point? Qual devo comprar para utilizar na minha rede? Esta é uma pergunta muito comum e a compra do equipamento errado pode fazer você ficar indo em uma loja várias vezes e até resultar em mais gasto, já que depois de abrir o equipamento e descobrir que ele não é o que você precisava, vai ser bem difícil conseguir simplesmente trocar o produto errado pelo produto correto.

O roteador

Como o próprio nome já diz, o roteador é responsável por fazer rotas. Basicamente ele vai receber pacotes e encaminhá-los ao seu destino, escolhendo a melhor rota possível na rede (a internet nada mais é do que uma rede gigante lotada de roteadores).

Na rede da sua casa ou empresa, vai existir um roteador trabalhando como gateway, basicamente um roteador responsável pela entrada e saída de dados, sendo um intermediário entre a rede interna (LAN) e a rede externa (WAN). Um roteador geralmente tem funções como servidor DNS, servidor DHCP e firewall, porém estas funções podem também ser gerenciadas por um servidor dedicado dentro da rede.

Para não prolongar este artigo, se você tem apenas o modem da sua operadora em casa, conectado diretamente a um computador, para compartilhar a internet entre outros computadores, celulares, tablets e outros dispositivos, você precisará de um roteador (wireless neste caso), que fará rotas necessárias para que serviços e sites sejam acessados.

Roteador D-link DIR-900L traseira portas lan wan

 

Roteador D-link DIR-900L

O access point

Traduzindo ao pé da letra, teríamos um “ponto de acesso”. “Mas Rodrigo um ponto de acesso não é a mesma coisa que um roteador? Ele também não vai me permitir acesso a rede?”. Não e sim! Um ponto de acesso fornecerá acesso a rede wireless de sua casa ou empresa, porém ele tem o único objetivo de mudar o meio de transmissão de dados, no caso o meio que o access point recebe é o cabo, e ele converte este sinal recebido por cabo em um sinal que utiliza o ar como meio de transmissão.

Então, sim, ele vai permitir que você acesse a rede, sem fios. Mas ele não vai ser o responsável por permitir que você navegue pela internet, ele vai somente permitir que você acesse a rede local (LAN) através de uma conexão sem fios.

O access point permite que você acesse os computadores dentro da rede local (desde que exista um equipamento dentro da rede fornecendo endereçamento a todos os outros computadores, notebooks, tablets e etc. Ou que seja configurado ip fixo nos equipamentos), porém ele não vai permitir que você utilize a internet, configure encaminhamento de portas, não terá função de firewall e não será um servidor DNS ou gateway de rede.

Access point TP-Link TL-WA901ND

 

Access point TP-Link TL-WA901ND porta POE

Afinal o que eu preciso?

Se você tem um link de internet e gostaria que outros dispositivos na rede tenham acesso a internet (Além daquele computador que está conectado direto ao modem), você precisa de um roteador (wireless para o caso de dispositivos sem fios, que é o mais encontrado hoje em dia).

Se você já tem um roteador em sua rede, dividindo a internet entre vários dispositivos, mas você precisa aumentar a cobertura wireless, você precisa de um access point. Neste caso você utilizará um cabo de rede ativo em sua casa ou empresa para conectar o access point a sua rede e conseguir “levar” o sinal wireless para outros pontos.

Se você tiver um roteador em sua rede, poderá utilizar um access point ou ponto de acesso. Porém sem um roteador em sua rede, você não poderá utilizar um access point para compartilhar a internet, apenas para converter uma conexão local cabeada em uma conexão local wireless.

Leave a Reply