Wi-fi com senha padrão e vazamento de informações na internet

Alguns anos atrás, fomos (eu e meu sócio) prestar serviço em um cliente, o qual tinha NET Virtua (Nada contra o serviço da internet da NET). Fizemos algumas alterações necessárias nos computadores do escritório e partimos para alterações na rede. Ao acessar o modem / roteador do cliente, nos deparamos com algo que deve ser evitado em qualquer empresa.

O roteador estava configurado com uma senha padrão para o acesso sem fios (wireless). O que infelizmente, é muito comum.

Muitas empresas hoje em dia não tem a devida preocupação com a segurança da rede, e consequentemente, dos dados. Uma grande parte das pequenas e médias empresas não tem um firewall ou possuem um firewall mal configurado. E mesmo com um firewall bem configurado, um roteador com uma senha fraca, padrão, ou pior, sem senha, permite o acesso fácil a rede.

O firewall pode dificultar e impedir que hackers ou simplesmente pessoas mal intencionadas, tenham acesso a informações da sua empresa a partir de qualquer lugar do mundo. Porém, com um firewall bem configurado, e um ponto de acesso sem fios com senha fraca, permite que um hacker próximo a sua empresa acesse a rede facilmente. Neste caso um dispositivo pode ter acesso a sua rede, utilizando um access point que já está após o firewall, e aquele investimento alto em um firewall acabou não fazendo muito sentido.

Como está a rede wireless da sua empresa? Esta segura? Tem uma senha forte? Você sabe exatamente quais dispositivos estão conectados a sua rede sem fios? Talvez esteja na hora de rever os pontos fracos de sua rede, e lembre-se, o elo mais fraco da corrente, é o que define a força dela.

Leave a Reply